top of page
Foto do escritorPássaro Azul

Estávamos falando de Martin Luther King e ninguém passa por isso e se mantém da mesma forma

Atualizado: 27 de jun. de 2020

O blog dessa semana é assinado pela grande figurinista Tereza Nabuco, que tem na bagagem 30 anos de carreira, onde pôde através das roupas contar muitas histórias, seja no cinema, na TV, no teatro e em videoclipes. Abrindo o seu baú de lembranças, Tereza traz algumas passagens de trabalhos que até hoje são referências e está em nossa memória. Desde o início como assistente no universo lúdico dos filmes de grande sucesso dos Trapalhões e Lua de Cristal com Xuxa, na sequência com sua incursão na teledramaturgia da Rede Globo onde atua há 26 anos participando de novelas, séries e minisséries como Cheias de Charme, Memorial de Maria Moura, Malhação - Vidas Brasileiras, até a chegada no teatro, onde assinou figurinos de diversas montagens de sucesso, como: O Topo da Montanha com os parceiros de longa data Taís Araújo e Lázaro Ramos e o mais recente, o musical infantil Ombela - A Origem das Chuvas, pelo o qual recebeu o Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens de Melhor Figurino em 2019.


Tereza Nabuco @terezan123

Figurinista


Passei 3 meses vivendo aquela loucura chamada produção e namorando com olhos compridos o departamento de figurino.

Tereza Nabuco em registros pessoais.


Recebi o convite do meu amigo Arlindo pra falar um pouco sobre o meu trabalho como figurinista. São tantas as emoções...


Vou falar um pouco desses quase 30 anos de trabalho. Quase não, já se vão 30 anos desde o primeiro filme: O Casamento dos Trapalhões.


Ainda na faculdade de Jornalismo, me aventurei no ofício de estagiária assistente de produção desse filme, pela minha curiosidade aquariana e pelo dinheirinho muito bem vindo pra quem vivia de mesada apertada. Passei 3 meses vivendo aquela loucura chamada produção e namorando com olhos compridos o departamento de figurino.



Na festa de encerramento do filme, eu, com minha cara-de-pau e algumas cervejas, pedi ao Sandro Dutra, braço direito e esquerdo da Diretora de Arte, Yurika Yamasaki, e que viria a se tornar um amigo muito querido, a oportunidade de aprender o ofício que tanto me encantava, o Figurino.

E assim foi! Lembrada pela amiga Maria Diaz, lá estava eu no primeiro estágio como assistente de figurino no filme Os Trapalhões na Terra dos Monstros.



Fiquei alguns bons anos na Produtora Ponto Filmes, fazendo filmes, fazendo amigos, aprendendo, aprendendo e aprendendo. Muitos Trapalhões e o delicioso Lua de Cristal, que até hoje é visto.



Um tempo depois saímos, a equipe, da Ponto Filmes e fomos para os Estúdios do Renato Aragão e da Cinédia, ambos utilizados pela TV Globo, e continuei aprendendo, conhecendo, criando, me deliciando. Fizemos uma super-série chamada Memorial de Maria Moura, dirigida pela querida e talentosa Denise Saraceni; de lá pra cá foram muitas novelas, a divertidíssima e trabalhosa Cheias de Charme, um trabalho de equipe comandado pela amiga figurinista Gogóia Sampaio, que nos deu o Prêmio Extra de melhor figurino de novela em 2012.


Glória Pires e Sebastião Vasconcelos em cenas de Memorial de Maria Moura minissérie produzida pela Rede Globo em 1994 e adaptada a partir da obra de Rachel de Queiroz por Jorge Furtado e Carlos Gerbase, com a direção de Denise Saraceni, Mauro Mendonça Filho e Roberto Farias. Em 2012 Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drumond e Claudia Abreu eram as protagonistas do estrondoso sucesso Cheias de Charme, novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira com direção de Denise Saraceni, Carlos Araújo, Natalia Grimberg, Allan Fiterman, Maria de Médicis, exibida no horário das 19H.



Em 2017, convidada pela pela diretora do coração e parceira Natalia Grimberg, depois de mais de 20 anos de profissão, ganho o desafio de comandar 284 capítulos de Malhação - Vidas Brasileiras, e foi só felicidade. Contamos histórias tão reais, temas atuais, falamos de jovens para jovens, para adultos, idosos..., nos emocionamos muito. Sou grata pela liberdade e confiança que pude trabalhar. Cercada da equipe dos sonhos. Muitas séries e filmes, até conseguir conciliar esse universo mágico da TV com a magia do teatro.


De cima pra baixo parte do elenco da trama de Malhação - Vidas Brasileiras de Patrícia Moretzson e direção artística de Natalia Grimberg e direção de Natalia Warth, Giovanna Machline, Oscar Francisco e Caetano Caruso. A novela acompanhava de perto a rotina da professora de ensino médio Gabriela, vivida por Camila Morgado. A temporada com tramas quinzenais tinha no elenco nomes como: Felipe Rocha, Daniel Rangel, Jeniffer Oliveira, Maria Rita, Rayssa Bratillieri, André Luiz Frambach, Ana Beatriz Nogueira, Arlindo Lopes, Dora Freind, Guilhermina Libanio, Luellem de Castro, Dani Ornellas, Jeniffer Dias, Pally Siqueira, Gabriel Contente para citar alguns. A produção de 2018/2019 era comandada em sua maioria por uma equipe feminina, como na foto em preto e branco em que Tereza aparece.



Há 4 anos, recebi o convite do Lázaro Ramos e da Taís Araújo para assinar o figurino da peça O Topo da Montanha; levei um susto! Era a primeira vez que assinaria um figurino para uma produção de teatro, mas, encorajada por eles, fui! E como foi maravilhoso ter ido. A peça, não só me deu novas descobertas profissionais, como me deu novas realidades de vida, estávamos falando de Martin Luther King e ninguém passa por isso e se mantém da mesma forma.


Os atores e produtores Taís Araújo e Lázaro Ramos em cena do espetáculo O Topo da Montanha com direção de Fernando Philbert. A produção estreou em 2016 e alcançou um sucesso de público e críticas por onde passou.



A peça O Topo da Montanha de Katori Hall, remonta o último dia de vida de Martin Luther King Jr. Há quase cinquenta anos, no dia 4 de abril de 1968, o mundo se despedia do pastor protestante e ativista político que se tornou ícone por sua luta pelo amor ao próximo e pelo repúdio à segregação racial norte-americana. Entre 1883 e 1959, cerca de cinco mil negros foram linchados nos estados do Sul do país – e é este o momento histórico que a jovem dramaturga desconstrói na ficção protagonizada por Lázaro Ramos e Taís Araújo e encontra similaridade em 2020 com as manifestações antirracismo #BlackLivesMatter que se espalharam por vários países após o assassinato de George Floyd por ex-policias. 


"Com tantas referências lindas nas mãos, foquei em alguns itens: encantar as crianças; fazê-las acreditar nos reis e rainhas (orixás) apresentados por mim; não deixar de fora o universo lúdico e mágico; fugir o quanto pudesse das fantasias carnavalescas; e deixar os adultos emocionados."

Nesses últimos 4 anos, fiz mais 7 peças. O ano passado, convidada pelo diretor/amigo Arlindo Lopes, iniciamos a produção de Ombela - A Origem das Chuvas. Sempre quis fazer uma peça infantil e essa foi escolhida a dedo pelos Orixás. Passei quase 2 meses pesquisando o universo infinito africano, suas religiões, histórias infantis, a moda universal e separei tudo que achava de mais belo.

Com tantas referências lindas nas mãos, foquei em alguns itens: encantar as crianças; fazê-las acreditar nos reis e rainhas (orixás) apresentados por mim; não deixar de fora o universo lúdico e mágico; fugir o quanto pudesse das fantasias carnavalescas; e deixar os adultos emocionados. E foi focada nisso que fiz uma linda pesquisa e apresentei ao meu diretor, que me deu carta branca para as criações.Muita pesquisa de material, muita negociação de preços, muitos parceiros queridos me ajudando, e lá fomos nós. Muita tinta, muito tecido, fuxicos, cordas, plissados, nossos heróis iam nascendo.


Elenco de Ombela - A Origem das Chuvas em cena: Sara Hana, Marília Lopes, Renata Vilela, Lu Fogaça, Bukassa Kabengele, e Orlando Caldeira. Parte da equipe reunida no palco no último dia de apresentação do espetáculo no Centro Cultural Oi Futuro


Nossa história foi sendo lindamente contada e nossas apresentações eram cercadas de lágrimas emocionadas, sorrisos de admiração e muitos agradecimentos e parabéns. Ombela é magia! Encantamento! E essa princesa me deu de presente meu primeiro prêmio solo de Melhor Figurino Infantil no CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens.


Tenho muito orgulho dos trabalhos que faço e ele aumenta cada vez mais. Ombela está guardadinha no fundo do meu coração.


Meus agradecimentos a todos das equipes que me ajudaram a fazer cada trabalho lindo desses. Todos os parceiros e colaboradores. Sem eles nada seria possível. Obrigada! Vamos às próximas produções!


Da esquerda para a direita alguns dos trabalhos que Tereza Nabuco participou: Vera Holtz em Saramandaia; Indira Nascimento e Dan Ferreira em O Jornal - The Rolling Stones; Maria Clara Gueiros, David Lucas e Luiz Fernando Guimarães em Minha Nada Mole Vida; Maria Eduarda Carvalho em Meninas e Meninos; Cláudia Abreu, Luís Miranda e Lázaro Ramos em Geração Brasil; Rita Elmôr, Marisa Orth e Natalia Klein em Macho Man; Heloísa Jorge no lançamento do livro Rimas de Maria; Lília Cabral e Domingos Montagner em Divã; Maria Luísa Mendonça e Alessandra Negrini em Engraçadinha; Majur na gravação do clipe Náufrago; Cláudia Mello, Helena Fernandes, Cláudia Rodrigues e Dira Paes em A Diarista; Alice Wegmann e Humberto Carrão em A Lei do Amor; Tereza Seiblitz em Explode Coração; Letícia Spiller em Quatro por Quatro; Murilo Benício encabeçava o elenco em Força Tarefa; Anna Sophia Folch, George Sauma, Luis Lobianco e Raphael Logam em O Método Grönholm e Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres em Os Normais 2.

284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page